A auditoria de condomínios é algo que precisa fazer parte da vida do síndico, visto que essa é uma solução que pode prevenir diversos tipos de problemas – que tendem a sempre surgir dentro do condomínio.
Vamos conhecer mais sobre o assunto?
Para começar, existem dois tipos de auditoria de condomínios. Para resumir, você precisa temer um deles e o outro não. Mas, por quê?
Bom, a auditoria punitiva, ou emergencial, se preferir, deve ser realizada quando algo suspeito acontece e existe a preocupação de que essa situação pode lesar o condomínio de alguma forma, enquanto a preventiva acontecer para prevenir a ocorrência de problemas de qualquer natureza.
O problema está na negligência. Há síndicos que sequer conhecem a auditoria de condomínios, e que nem mesmo fazem ideia da existência da auditoria condominial e da sua necessidade – o que caracteriza uma falha grave na gestão, mas esperada, principalmente quando não existe experiência por trás do síndico.
Índice
Para que serve a auditoria de condomínios?
Pense da seguinte forma: as contas do condomínio precisam ser movimentadas, visto que há despesas com manutenção, contratação de funcionários, pagamento de salários, compra de equipamentos e outras. Isso tudo permite que certos gastos sejam omissos, ou mesmo que algum dinheiro seja retirado das contas sem que seja perceptível.
Em outras palavras, qualquer um com acesso à conta bancária poderia tentar tirar vantagem sobre as situações e prejudicar a todos.
Olha que bacana este post para você. Leia agora: Modelos societários em uma holding familiar – saiba qual o melhor para você!
Complicado, não é mesmo? Práticas ilícitas comuns a condomínios incluem a criação de uma demanda falsa para a aquisição de itens ou de serviços, a concessão de descontos indevidos, direcionamento de compras e desvio de dinheiro. É trabalho digno de estar em uma série de corrupção no Netflix.
E o pior de tudo? As consequências de ações como essas são gravíssimas, podem simplesmente destruir as finanças de um condomínio, levando ao mais completo caos para a gestão e para os moradores.
A ideia por trás da auditoria de condomínios é impedir essas ações ilícitas e garantir que tudo esteja dentro dos conformes, incluindo as finanças e elementos administrativos.
Então, por que ainda há quem negligencie a auditoria?
Simples: é um serviço que exige conhecimentos muito específicos sobre áreas como a legislação, fiscais e trabalhistas. É necessário ter domínio sobre técnicas que não podem simplesmente ser obtidas através de rápidas pesquisas no Google, mas sim com muito estudo e especialização!
É algo que envolve a utilização de tecnologias para levantar dados e elaborar relatórios precisos. Qualquer erro compromete todo o trabalho e torna os resultados inválidos. Por isso, é preciso tomar muito cuidado e contratar especialistas para conduzir o trabalho de auditoria de condomínios!
E, com que período a auditoria deve ser realizada?
Depende muito. Principalmente do tamanho do condomínio. É possível realizar auditorias mensais, trimestrais, semestrais ou mesmo em regime anual. É bem flexível nesse aspecto.
O especialista aponta que o serviço do auditor exige conhecimento atualizado sobre legislação, como as fiscais e trabalhistas, por exemplo; domínio de recursos tecnológicos e de técnicas de investigação; entrevistas para levantamento de informações e dados; além da avaliação e elaboração de relatórios. A periodicidade da análise das contas depende do porte do empreendimento. Pode ser mensal, trimestral, semestral ou até mesmo anual.
Quero saber mais sobre Administração do Condomínio? Leia este nosso post: Auditoria em condomínios
Quem pode solicitar?
Os conselheiros e o síndico podem solicitar a auditoria de condomínios. Basta recorrer a uma empresa especializada – uma administradora de condomínios.
A Total é uma administradora de condomínios, e pode te ajudar com a auditoria de condomínios para estruturar melhor suas finanças e garantir um futuro mais brilhante para seu condomínio.
Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !
Erro: Formulário de contato não encontrado.
Entre em contato conosco!
Sucesso e até breve.