Você sabia que existem diversos motivos para pesquisar os concorrentes da sua imobiliária?
Essa é uma realidade à qual poucos empreendedores estão acostumados. Mas, é algo que deveria ser rotina.
Será que pesquisar os concorrentes da sua imobiliária pode ajudar os empreendedores a obterem resultados melhores? Muitos empreendedores acham que devem focar apenas nos seus negócios, sem dar atenção para as outras empresas presentes no mercado – afinal, se eles forem os melhores no que fazem, não precisam se preocupar com a concorrência.
Mas como você pode saber que é o melhor sem comparar a sua empresa com as concorrentes? E como é possível se manter no topo sem acompanhar o desenvolvimento de outros negócios? Pesquisar os concorrentes da sua imobiliária é, sim, muito importante para chegar mais longe.
Veremos, neste artigo, 5 motivos para você pesquisar os concorrentes da sua imobiliária. Confira.
Índice
1. Analise pontos positivos e negativos
Identificar os pontos positivos e negativos do seu negócio é muito importante para promover o seu desenvolvimento, certo? Porém esse é um exercício complicado de ser feito quando você não possui uma base para comparação. Como avaliar a qualidade do seu atendimento quando você não sabe como as outras imobiliárias prestam esse serviço?
Pesquisar os seus concorrentes permite identificar quais são os pontos positivos e negativos da sua empresa. Assim, você pode explorar os traços fortes, como diferenciais entregues ao cliente, e corrigir os fracos para não ser deixado para trás.
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2. Encontre o melhor posicionamento
O posicionamento de uma imobiliária no mercado é fundamental para o seu sucesso. É muito difícil conseguir atender a vários públicos – pessoas físicas e jurídicas de todas as classes sociais e interesses. Você precisa se posicionar para encontrar o público ideal e iniciar um bom relacionamento com ele.
Pesquisar os concorrentes permite que você avalie os seus posicionamentos e encontre ótimas oportunidades. Uma cidade que está repleta de imobiliárias pode dar a impressão de um mercado saturado, mas talvez poucas delas se posicionem para atender pessoas de alta classe em busca de casas de campo, por exemplo.
3. Não seja pego de surpresa
Conhecer as ações que os seus concorrentes estão desenvolvendo permite não ser pego de surpresa. Imagine que você note que o movimento de clientes diminuiu nos últimos meses e não sabe porque isso aconteceu, mas, depois de uma pesquisa, descobre que outras imobiliárias estão realizando fortes ações de marketing para atrair o público.
Nesse momento, você já enfrentou alguns meses de baixo movimento e precisa dar a volta por cima para equilibrar as finanças. No entanto, bastaria acompanhar de perto os concorrentes para ter identificado essas ações com bastante antecedência, concorda?
4. Conheça melhor o seu cliente ao pesquisar os concorrentes
O conhecimento sobre o cliente é fundamental para satisfazê-lo e aumentar o número de negócios fechados. Através de pesquisas sobre os concorrentes da sua imobiliária, é possível obter mais informações sobre o seu público.
Por que os clientes procuram os seus concorrentes em vez da sua empresa? Quais são os diferenciais que eles possuem e você não? Esse é um forte indício de quais são os gostos, necessidades e expectativas do seu cliente ideal. Obter essas informações permite que você trabalhe para impressionar e atrair novos clientes.
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5. Acompanhe as mudanças do mercado
O mercado está sofrendo mudanças constantes. Apenas as empresas que conseguem se manter atualizadas obtêm os melhores resultados, certo? Acompanhar os seus concorrentes permite que você fique por dentro das mudanças que estão acontecendo e possa reagir a elas de forma rápida – não sofrendo os impactos negativos de ficar para trás.
Você já conhecia a importância de pesquisar os concorrentes da sua imobiliária? O que você achou das informações apresentadas neste artigo? Deixe o seu comentário e até a próxima!
Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a Total. Somos uma assessoria contábil especializada na contabilidade para imobiliárias, e será um prazer te ajudar!
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Sucesso e até a próxima.