Você sabia que o regimento interno de um condomínio é fundamental para determinar as regras de convivência entre os moradores? Quer saber como elaborar o regimento interno do condomínio, sem dificuldades?
Venha com a Total, pois te ensinaremos no post de hoje!
Índice
Qual é a diferença entre o regimento interno do condomínio e a convenção?
Essa dúvida é bastante comum. Por tratarem de regras sobre o condomínio e serem documentos importantes, a convenção e o regimento interno são comumente confundidos pelos condôminos e síndicos em geral.
Contudo, os documentos são bem diferentes. E é preciso entender qual a importância de cada um deles, bem como a categorização (em ordem de importância).
Então, pense da seguinte forma:
- O Código Civil é o conjunto de regras gerais que todo condomínio deve seguir, portanto é o mais importante.
- A Convenção do Condomínio, que é de circulação interna, e determina as regras de convivência, vem em segundo lugar.
- Por fim, o Regimento Interno, vem em terceiro lugar.
Quer saber como fazer um planejamento eficaz? Fizemos esse post para você: 4 Dicas de como montar um planejamento sucessório eficiente
O Regimento Interno tem como principal objetivo evitar desafios futuros no que diz respeito ao relacionamento entre os moradores, incluindo evitar desavenças. Questões do dia a dia, como a utilização de certas áreas e comportamento, bem como aspectos que devem ser observados a longo prazo, como o pagamento de taxas, possuem uma ligação direta com o Regimento Interno.
É importante, ainda, garantir que o Regimento Interno não seja uma cópia da Convenção ou do Código Civil. É fundamental que esses documentos se complementem, ao invés de repetirem as mesmas informações.
Como elaborar o regimento interno do condomínio?
De acordo com o art. 1.334 do Código Civil, o regimento será determinado pela Convenção, podendo ser elaborado junto com esse documento ou posteriormente, e por ser parte dela, não poderá contrariá-la, sob pena de nulidade.
Poderão ser inseridos temas como:
- A utilização das áreas comuns e de lazer;
- Horário de Silêncio;
- Realização de obras;
- Animais de estimação;
- Vagas para veículos de visitantes no estacionamento;
- Regras sobre aplicação de multas e recursos.
Temos dicas para você sobre gestão para seu condomínio. Confira o post agora mesmo: Dicas para a gestão de condomínios
O primeiro regimento interno do condomínio deve ser apresentado na primeira assembleia, e precisa ser votado. Após isso, o documento deve ser registrado em cartório, independentemente de ser parte da convenção ou derivado da mesma.
Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !
Erro: Formulário de contato não encontrado.
Quem define as regras?
Para aquilo que não for definido pela convenção do condomínio, nem pelo Código Civil, os moradores devem ser consultados. As regras que complementam a Convenção, que também é produzida com a participação dos condôminos, é necessário consultar a todos, já que o Regimento Interno se refere a eles.
Lembre-se que o documento pode ser elaborado como parte da convenção, ainda que não seja obrigatório. Independentemente, é sempre necessário registrar em Cartório.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Total. Somos uma administradora de condomínios, e podemos te ajudar a elaborar o regimento interno do seu condomínio, além de cuidar de questões administrativas para que a sua gestão seja mais tranquila, e que você possa assumir a função de síndico de forma plena.
Sucesso e até a próxima.