BPO é a sigla para Business Process Outsourcing, que, em português, significa terceirização dos processos de negócios.
Suponhamos que sua empresa fabrique tijolos. A atividade fim da companhia, portanto, é transformar a matéria-prima adquirida em tijolos e comercializá-los para os consumidores, seja no atacado ou varejo. A atividade financeira, embora seja essencial, não é a finalidade principal da empresa, sendo assim, pode ser conduzida por terceiros.
Diante de tantas atividades e responsabilidades no dia a dia de uma empresa é possível que você, empresário, encontre dificuldade em separar um tempo para focar nos processos que são o centro do seu negócio.
Sabemos também que é comum que muitos gestores, especializados em suas diferentes áreas, não possuam conhecimento específico para organizar o financeiro de sua empresa e a partir da estruturação das finanças tomar decisões assertivas em seus negócios.
Assim, quando suas atividades financeiras passam a ser realizadas por equipes especializadas, que utilizam de ferramentas eficazes e tecnológicas, automatizando processos e minimizando erros, pode significar, para você, empresário, um aumento significativo em sua produtividade, agregado a redução de custos.
A partir da terceirização do controle financeiro do seu negócio, possibilitamos que os empresários mantenham o foco no que realmente importa, que são as atividades principais da sua empresa.
Não podemos deixar de mencionar que um BPO não é uma Consultoria. Na Consultoria, há um aconselhamento para a solução de um determinado problema, já no BPO a solução passa pela execução direta de processos e procedimentos e a adoção de boas práticas de gestão.
Quais atividades podem ser terceirizadas?
Todas as atividades de sua empresa que tenham relação com finanças, e que não estejam relacionadas à atividade principal, podem ser terceirizadas em um BPO Especialista, as mais comuns são:
- Contas a pagar;
- Contas a receber;
- Controle de recebíveis;
- Gestão do fluxo de caixa;
- Conciliação bancária e fechamento de caixa;
- Gestão de documentos financeiros;
- Relatórios financeiros;
- Análise de indicadores de desempenho;
- Emissão de Documentos Fiscais: faturamento de vendas e contratos, emissão de boletos bancários e confirmação de recebimento de documento;
- Construção de Indicadores de Desempenho Financeiro;
Vantagens do BPO
- Permite que você e sua equipe foque todos esforços no negócio e nas áreas-chave da empresa (captar clientes, melhorar atendimento, analisar novas oportunidades de negócio, dentre outros);
- Redução dos custos trabalhistas e problemas de gestão de funcionários, como faltas, férias e absenteísmo para o desempenho desta função;
- Aumento de eficiência e melhoria contínua na execução dos processos;
- Maior flexibilidade interna;
- Serviços flexíveis, o que é ótimo para atender às mudanças nas demandas do mercado;
- Controle dos custos operacionais.
Retorno de um BPO
- Redução dos custos operacionais;
- Aumentos na produtividade;
- Você foca todos os seus esforços e os de sua equipe no negócio e nas atividades chave da empresa.
Os benefícios são ainda maiores se o executor do BPO for o mesmo fornecedor das atividades contábeis. A integração entre essas tarefas, financeiro e contabilidade, são importantes para operar com produtividade e isso irá se traduzir em menor custo.
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