Você já parou para pensar que impostos uma imobiliária paga anualmente? Imagine o quanto A SUA imobiliária já pagou de impostos em todos esses anos…
São tantos “Is”, que chega a causar confusão até nos mais atentos dos gestores imobiliários, dê só uma olhadinha:
- Impostos imobiliários: ITBI, ITCMD, ITR, IPTU.
- Impostos diretos para imobiliárias: PIS, COFINS, ISSQN.
- Impostos indiretos para imobiliárias: IR, CSLL.
Certamente você já está familiarizado com todos esses nomes, mas talvez, o que você não saiba é que há formas de minimizar o impacto da cobrança exacerbada de tributos.
Foi pensando nisso que resolvemos trazer esse artigo, que traz duas informações muito importantes para a economia da sua imobiliária:
- Afinal, que impostos uma imobiliária paga?
- Como minimizar os custos relativos a tributos em sua imobiliária?
O que acha, será que isso funcionaria para sua empresa no ramo imobiliário?
Então, sem mais demora, vamos às informações que irão dar a sua empresa maiores possibilidades de crescer e se solidificar no ramo dos imóveis!
Que impostos uma imobiliária paga
Essas taxas são cobradas sobre a transação de imóveis, listamos as principais para sua maior e melhor compreensão:
- ITBI/ ITIV: São as taxas cobradas sobre a transmissão de um imóvel, ou seja, sempre que houver uma venda, será cobrado um valor de até 3% do imóvel pelo Município.
- ITCMD: Valor cobrado para transferências por causa mortis ou doação de um imóvel, a taxa é variável de um estado para outro e pode chegar a até 4% do valor do bem.
- IPTU – Incide sobre todo e qualquer imóvel dentro da zona urbana, cobrado anualmente, pode ser pago parcelado ou em forma de parcela única.
- ITR: É como se fosse um IPTU dos imóveis rurais, a taxa é cobrada pelo governo federal.
Além desses impostos que são cobrados sobre os imóveis e suas transações, ainda existem os tributos sobre a sua EMPRESA IMOBILIÁRIA, são eles:
Os impostos sobre a receita que são o PIS – Programa de Integração Social, que vai de 0,65% até 1,65% sobre a receita bruta e o COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social, que tem alíquota de 3.00% até 7.60%.
E também os impostos que uma imobiliária paga que são:
- ISS – Imposto sobre qualquer natureza.
Mas será mesmo que você empreendedor do ramo imobiliário precisa realmente pagar todos esses impostos?
Isso nós vamos te contar no próximo tópico!
É possível minimizar o impacto de taxas e tributos no ramo imobiliário?
Agora que você já sabe que impostos uma imobiliária paga, que tal pensar na isenção de impostos imobiliários?
Olha, se dissermos que você pode receber isenção de impostos imobiliários, ou então, que conseguiremos manobras capazes de fazer com que você não arque com taxas obrigatórias, estaríamos sendo desonestos e isso não faz parte dos nossos valores.
Contudo, nossa missão é encontrar soluções legais para minimizar o impacto dos tributos em seu empreendimento imobiliário e isso somos especialistas em realizar.
Para isso, cuidaremos de todo planejamento fiscal de sua imobiliária, levantando suas necessidades e objetivos para entender como podemos readequar o regime tributário para aquele que trará mais vantagens.
Dessa forma, nós conseguiremos:
- Diminuir a porcentagem dos impostos que uma imobiliária paga.
- Dispensar aqueles que não são pertinentes ao seu modelo de negócios imobiliários.
- E até mesmo reaver pagamentos a maior em tributos imobiliários.
A nossa única exigência é que nos procure imediatamente, para que possamos começar a entender a melhor solução para os seus negócios e assim colocar em prática o mais breve possível.
Impostos a mais… nunca mais!
Em caso de dúvidas, entre em contato com a TOTAL.
Curta nossa página no Facebook: @TotalContabil
Nós somos uma empresa contábil especializada na contabilidade para imobiliárias em Belo Horizonte-MG, e podemos te ajudar!
Sucesso e até logo.